Consciente de que os aposentados da ECT ao perderem o direito à assistência médica a que estavam habituados juntamente com seus dependentes ficariam à deriva, a AAC apresentou à ECT a ao POSTALIS – Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos, um projeto de Plano de Saúde abrangendo os inativos ecetistas e seus dependentes, uma forma de tranqüilizar a categoria nessa fase da vida em que a fragilidade natural da saúde se faz presente. Como esse projeto requeria um estudo profundo e envolvia os órgãos de controle das estatais, a Associação conseguiu negociar com a ECT uma saída alternativa e imediata que consistiu na inclusão de uma cláusula nos contratos de convênios de assistência médico-hospitalar e laboratorial, cujo atendimento abrange aposentados, pensionistas e dependentes de ambos, e o preço dos serviços era o mesmo praticado nos convênios. Para viabilizar um melhor intercâmbio entre pacientes e estabelecimentos de saúde, a AAC passou a emitir carteiras de identificação médico-hospitalar e odontológica para aposentados e pensionistas. Vale esclarecer que o Plano de Saúde acima citado materializou-se, pois nas negociações do Acordo Coletivo de Trabalho, assinado em 26 de setembro de 2003, referido Plano, fez parte de uma de suas cláusulas, com a denominação de CorreiosSaúde.
A Associação acompanhou, com vivo interesse, o processo de revisão do Plano de Benefícios do POSTALIS que, após concluído, beneficiou vários participantes com o conseqüente reajuste das suplementações. Em 1994 a ECT fez um realinhamento funcional do seu pessoal ativo que implicou na concessão de duas referências salariais, as quais foram estendidas aos aposentados, após a conclusão de um grupo de trabalho designado pela própria ECT do qual fez parte o Diretor Secretário desta Associação ELPIDIO ALVES CARNEIRO. A AAC mantém um informativo periódico com tiragem de oito mil exemplares com distribuição gratuita, e instituiu o benefício de auxílio-funeral, a partir do mês de novembro de 1995, em caso de falecimento do associado.
A Associação tem como associados especiais, aposentados e pensionistas do extinto DCT, os quais recebem proventos do Ministério das Comunicações. Como esses aposentados/pensionistas sempre têm problemas a serem solucionados naquele Ministério e a maioria reside nos estados, a AAC desenvolve um trabalho no órgão, que tem resultado na solução de inúmeros casos de associados que contam com esse serviço sem qualquer ônus além das mensalidades.
Nos estados a instituição é representada por Núcleos e sua confiabilidade tem alcançado os resultados esperados diante do profícuo trabalho que vêm desenvolvendo em prol do seu quadro social. Todas as atividade da AAC são encaradas pela Diretoria e pelos Diretores de Núcleos como um verdadeiro sacerdócio e são realizadas sem qualquer tipo de remuneração. Uma das metas primordiais da Associação Nacional dos Aposentados dos Correios é a defesa do princípio da cidadania de seus associados mormente do associado mais idoso.